Senatran aprova criação de faixa exclusiva de motos na Avenida Bonocô
As faixas de motos na Av. Bonocô terão extensão aproximada de 2,4 km no sentido BR-324 e de 1,8 km no sentido Centro.
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aprovou nesta quarta-feira (12) a criação de uma faixa exclusiva para motos na Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô. A “motofaixa” será instituída em caráter experimental até 31 de março de 2026.
Segundo a portaria publicada nesta quarta, a sinalização das faixas será feita na cor azul, nos dois sentidos da avenida, próximo ao canteiro central da via. Vale destacar que outras duas cidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, já possuem faixas destinadas aos motociclistas.
As faixas na Avenida Bonocô terão extensão aproximada de 2,4 km no sentido BR-324 e de 1,8 km no sentido Centro. Durante o período de testes, a Transalvador deverá apresentar relatórios trimestrais ao Senatran, com avaliações técnicas, registros de ocorrências e conclusões do projeto.
Ainda não há informações sobre o início da operação do projeto “Faixa Azul”, que aplicará as motofaixas. Em 2024, a Transalvador registrou 3.063 sinistros envolvendo motos na cidade, vitimando fatalmente 84 pessoas, sendo a grande maioria o próprio motociclista (61 mortes de motociclistas). Se comparado com o total de mortes no trânsito em 2024 (142 mortes), 59% foram de sinistros envolvendo motos.
FONTE: https://aratuon.com.br/cidade/senatran-aprova-criacao-de-faixa-exclusiva-de-motos-na-avenida-bonoco