Presidente da Fenasdetran denuncia impacto da pressão sobre motoentregadores: "Para o trânsito, bater meta é suicídio"
Mário Conceição cobra mais campanhas de conscientização e critica pressão dos aplicativos de delivery
O presidente da Federação das Associações de Detran (Fenasdetran), Mário Conceição, chamou atenção para o aumento de acidentes envolvendo motociclistas em todo o país. Em entrevista ao Jornal da Cidade, ele denunciou a pressão de produtividade sobre os motoentregadores e apontou os efeitos disso no trânsito.
“Para o trânsito, bater meta é suicídio”, declarou. Para Conceição, o impacto do crescimento dos serviços de delivery associando à pressão por produtividade tem relação com o aumento da imprudência.
Entre as principais infrações cometidas por motociclistas, o presidente da Fenasdetran citou o uso do celular durante a condução, apontado como um dos fatores mais comuns de desatenção. “É preciso muita campanha para conscientizar, recurso não falta”, disse.
Outro fator citado por ele foi ao crescimento do número de condutores circulando sem habilitação no Brasil. Atualmente, a estimativa é de 16 milhões de motoristas nesta situação. "O aumento dos acidentes acontece pelo aumento de pessoas desqualificadas”, afirmou.
Sobre medidas estruturais para amenizar os riscos, Conceição elogiou a adoção da motofaixa, já em funcionamento em Salvador, na Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô. “Isso diminuiu bastante. Ainda está em fase experimental, mas São Paulo já mostrou resultado e aqui também. É um bom caminho”, avaliou, apontando que a iniciativa poderia ser expandida para outras avenidas da capital baiana.
Confira entrevista na íntegra:
Para Assistir a entrevista com Mário Conceição avance para os 37 minutos no Youtupe
Fonte: Metro1