Governo de Alagoas propõe trégua de 8 dias a servidores do Detran em greve

Governo de Alagoas propõe trégua de 8 dias a servidores do Detran em greve

Audiência de conciliação entre servidores do Detran e o Governo do Estado terminou sem acordo (Foto: Caio Loureiro/TJ-AL)  -  Categoria está em greve desde o início do mês. Governo deve apresentar nova proposta em março, em uma nova audiência mediada pelo TJ.

A audiência de conciliação realizada entre os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) e o Governo do Estado nesta segunda-feira (26) terminou novamente sem acordo. O Executivo propôs uma trégua de 8 dias aos funcionários grevistas, que devem decidir em assembleia se aceitam ou não.

A reunião foi realizada no gabinete do desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), e teve como objetivo discutir o fim da greve, que foi deflagrada no início do mês. A adesão é de 100%, e todos os serviços do Detran estão suspensos.

O Sindicato dos Servidores do Detran de Alagoas (Sinsdal) já havia se reunido com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) na semana passada, mas também sem sucesso.

Não há informações sobre o que deve acontecer nesse período de trégua, caso ele seja aprovado pela categoria. A assembleia dos servidores, que deve analisar o caso, será realizada na próxima quarta (28). Uma nova audiência de conciliação está agendada para o dia 8 de março.

“A discussão é referente ao fato de atrelar o salário dos servidores do Detran a um nível de produtividade que eles apresentam no cotidiano. Isto é, quanto mais o órgão arrecadar, mais isso refletirá no salário da categoria”, explica o desembargador com relação ao teor da reunião.

O presidente do (Sinsdal), Roberto Martins, disse esperar que haja um acordo com o Governo em breve.

“Nós faremos um esforço em passar para a categoria e dar um voto de confiança ao Governo, para que a gente possa distensionar e ter a possibilidade de, quem sabe, daqui a oito dias, encontrar um entendimento”, afirma Martins.

Também participaram do encontro o diretor-presidente do Dentran, Antônio Carlos Gouveia, e o secretário da Seplag, Fabrício Santos.

Funcionários do Detran Alagoas entraram em greve por termpo indeterminado no início de fevereiro (Foto: Andréa Resende/G1) Funcionários do Detran Alagoas entraram em greve por termpo indeterminado no início de fevereiro (Foto: Andréa Resende/G1)

Fonte:https://g1.globo.com