Fenasdetran apoia a 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito lançada pela ONU

Fenasdetran apoia a 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito lançada pela ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou oficialmente nesta segunda feira (17/05) a 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito, com transmissão mundial ao vivo. O tema escolhido foi “Ruas pela Vida” propondo o limite de velocidade máxima de 30km para vias em que as pessoas e o tráfego de veículos mais se misturam. Apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha será replicada também no Brasil, de 17 a 23 de maio.


O presidente da Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran), Mário Conceição, disse que “diante da importância do assunto, a Campanha tem apoio da entidade, que reúne diversos representantes de municípios brasileiros com o objetivo de um esforço coordenado para gerar compromisso das cidades com a redução da velocidade nas vias urbanas, em busca de cidades mais sustentáveis”.


 Victor Pavarino, da NPC Segurança Viária e Mobilidade Sustentável (Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, afirma que “além de mais seguras, as vias locais projetadas ou adaptadas para baixas velocidades, tornam as ruas mais acessíveis, agradáveis e equitativas, favorecendo o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Acrescenta que as ruas de 30 km/h salvam vidas e protegem todos os que as utilizam, especialmente os mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas, crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.


Já a Perita Consultora Internacional/Portugal da Fenasdetran, Fátima Pereira da Silva, disse que hoje é uma data histórica, “pois começou a 6ª Semana Global de Segurança Rodoviária da ONU: Ruas para a Vida #Love30 (6th UN Global Road Safety Week: Streets for Life #Love30). O que mais importante haverá na vida do que a segurança de todos e para todos? Nesta semana o mundo está alinhado com um objetivo global: tornar as cidades mais seguras para, no futuro e após termos vivido um momento de crise pandêmica, possamos garantir que todos possam viver e caminhar de forma segura, com bem estar e felicidade. Quanto vale para que as crianças, os trabalhadores e os nossos familiares possam caminhar seguramente nas ruas?”.
O mundo se alinha com um objetivo: “a vida deve ser preservada, as cidades devem ser espaços de convívio e intercâmbio entre as pessoas. Vamos construir bem estar e felicidade de todos para todos?  Nós, da Federação, estamos alinhados com a segurança no presente e no futuro. Alinhe-se também conosco, lutando pela redução da velocidade nas cidades para 30 km/h.  #StreetsForLife #Love30”.