• Visualizações
  • 02 Comentários
  • 08 Nov, 2023

Em Salvador, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito será marcado por caminhada no Dique do Tororó

Em união de forças por um trânsito mais seguro, diversas entidades devem comparecer ao ato organizado pela FENASDETRAN no próximo dia 19 de novembro

A capital baiana se unirá a um movimento global, no próximo dia 19 de novembro, para celebrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. O evento, que ocorre das 7h às 12h, tem como ponto de encontro o estacionamento da Arena Fonte Nova, de onde os participantes caminharão em direção ao Monumento em Memória das Vítimas de Trânsito, localizado às margens do Dique do Tororó (sentido Av. Bonocô).

O monumento, inaugurado em 2022, é fruto de uma iniciativa conjunta da Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran), em colaboração com diversas outras entidades e órgãos de trânsito de Salvador. A estrutura não apenas honra a memória das vítimas de sinistros de trânsito, mas também serve como alerta constante da necessidade de um trânsito mais seguro.

Participarão da caminhada diversas entidades e órgãos, incluindo o Programa Vida no Trânsito (PVT Salvador), Polícia Militar da Bahia (PM/BA), Sindatran-BA, Abramet, Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Iniciativa Bloomberg Global para Segurança Viária (BIGRS) e a Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB/BA), SESAB/DIVEP, ICBRAS, SINDMETRO, SEINFRA, SSP, BATALHÃO DA POLICIA RODOVIÁRIA ESTADUAL, DETRAN, FENASDETRAN, COMANDO RODOVIÁRIO, SEBRAE, IESP- PROJUREJ, ABRAPSIT-BA, ABCTRAN, SINDETRAN, CONDER, DESAL, CEATV, ABETVIDA, ESQUADRÃO AGUIA, Sindieventos Bahia.

Dados alarmantes sobre sinistros de trânsito no Brasil e no mundo reforçam a importância do movimento. A cada 12 minutos, uma pessoa perde a vida em sinistros de trânsito no Brasil, tornando-o uma das principais causas de morte entre crianças e jovens em todo o mundo. Globalmente, mais de 3,5 mil vidas são perdidas diariamente nas vias, totalizando quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano.

Globalmente, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito também é uma forma de promover o reconhecimento dos serviços de emergência, a busca por justiça e segurança nas estradas. A data, celebrada em Salvador desde 2009, é resultado do esforço conjunto da Fenasdetran, CEATV (Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida) e outras entidades e órgãos que se uniram para conscientizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro e prevenir ocorrências de sinistros.

A caminhada anual não apenas honra as vítimas de sinistros de trânsito, mas também reforça o compromisso de toda a sociedade em trabalhar para um futuro com menos tragédias nas estradas e ruas. 

Nosso Whatsapp (71) 98302-2229