Detran marca cerca de 300 vistorias no mesmo dia e horário

Detran marca cerca de 300 vistorias no mesmo dia e horário

Sistema de agendamento do órgão apresentou falhas e causou transtornos aos motoristas

Petropolitanos que foram à sede do Detran neste sábado (22), para realizar vistoria, enfrentaram transtornos. Devido a um problema no sistema do órgão, cerca de 300 pessoas foram marcadas para o mesmo horário, 10h30. A falha causou uma longa fila, que chegou à Rua Conde Afonso Celso e gerou revolta por parte dos motoristas, que precisaram esperar por horas no sol.

Jonatas Palma, que realizou a vistoria, precisou deixar sua moto no pátio do órgão e enfrentar a longa fila a pé, no sol.

- Ficar ligando e desligando uma moto constantemente pode levar a algum problema na bateria, e por isso deixei a minha no pátio, e enfrentei a fila a pé. É muito complicado, pois ficamos embaixo do sol por horas, sem nenhum tipo de assistência, por uma falha do sistema. Os funcionários até tentaram agilizar o serviço, mas não esperavam tanta gente – disse Jonatas, que foi atendido por volta de meio-dia.

- É complicado, pois não podemos marcar nenhum outro compromisso quando temos agendamento no Detran, pois este tipo de problema é constante – completou Jonatas, que é morador de Corrêas.

Infelizmente, o problema não é isolado. Na última quarta, dia 19, uma outra falha no sistema do Detran também gerou transtornos. Segundo motoristas, houve um problema no sistema que gera as novas placas, já com o padrão do Mercosul, que impossibilitava que as mesmas fossem produzidas.

Funcionários informaram o problema e deram protocolos a motoristas que optassem por voltar em outa ocasião. Quem resolveu esperar ficou no local até a normalização do sistema, que durou cerca de uma hora.

A vistoria anual é obrigatória e avalia os sistemas do veículo, como elétrico, de sinalização, entre outros, além de equipamentos obrigatórios para garantir a segurança tanto do motorista quando do pedestre. O serviço é realizado de forma gratuita e é agendado pelo site do Detran. Não realizar a vistoria, segundo o Código Nacional de Trânsito, configura uma infração gravíssima, no valor de R$ 195,23.

O Detran foi questionado, mas não havia respondido até o fechamento desta matéria.

https://www.diariodepetropolis.com.br