CNH Social recebe 20 mil inscrições no primeiro dia, em Goiás

CNH Social recebe 20 mil inscrições no primeiro dia, em Goiás

As inscrições vão até o dia 2 de janeiro do ano que vem. Programa oferece 8 mil carteiras de motoristas de graça para jovens de baixa renda.

O programa CNH Social recebeu quase 20 mil inscrições no primeiro dia em que o portal de recebimento dos cadastros foi liberado para o público, na quinta-feira (5). Segundo o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran), do total de inscritos, 8 mil pessoas serão selecionadas para tirar carteiras de motoristas de graça.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do Detran-GO. O prazo termina no dia 2 de janeiro do ano que vem.

Para se inscrever, o candidato precisa observar os critérios estabelecidos pelo programa: ter entre 18 e 25 anos; ter concluído o ensino médio em escola pública; participar de programa social do governo federal; e ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quando o período de inscrições acabar, o Detran-GO fará a seleção dos 8 mil beneficiados seguindo critérios de desempate estabelecidos pelo programa. São eles:

  • Candidatos mais velhos (entre 18 e 25 anos);
  • Menor renda familiar;
  • Mais pessoas na família;
  • Cadastro no Bolsa Família;
  • Quem tiver feito a inscrição primeiro.

Podem participar do programa quem vai tirar a CNH pela primeira vez, adicionar ou mudar a categoria. Porém, os motoristas não podem ter infrações de trânsito graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses. Ao todo serão disponibilizadas três modalidades diferentes:

  • Urbana: destinada a quem tem a partir de 21 anos, que tenha o ensino fundamental completo e que esteja inscrito no Cadúnico, programa do governo federal.
  • Estudantil: estudantes entre 18 e 25 anos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior à inscrição e que tenham cursado o ensino médio em escola pública de Goiás.
  • Rural: pessoas a partir de 21 anos que moram na zona rural e tenham o ensino fundamental completo. Além disso, é necessário apresentar a declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inclusive a DAP Acessória, emitida em Goiás.
  • Programa CNH Social vai emitir carteiras de motorista de graça — Foto: Vitor Santana/G1