Brasil está entre os maiores estudiosos do trânsito no Mundo
Com várias federações e grupos de estudos, as universidades e faculdades brasileiras, tem feitos estudos em diversas áreas do trânsito no país.
Um dos exemplos é a Federação Nacional das Associações de DETRAN (Fenasdetran), que completa em julho, 25 anos de estudos, congressos, palestras, além de ministrar cursos por todo país, e participando ativamente por vários países e sendo membro efetivo nos eventos e ações das Organizações das Nações Unidas (ONU).
Com o aumento no número de sinistros no mundo, e principalmente no Brasil, este será um tema muito caro na programação do 13º congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e o 9º internacional da Fenasdetran, para 2025, e nele as maiores autoridades do mundo irá se debruçar junto com o quadro de Especialistas da Federação.
Já pensando nisso, várias reuniões já estão sendo feitas para desenvolver estudos mais profundos para fortalecer o combate aos sinistros.
“Assim, a entidade continua a expandindo sua representação pelo Brasil em busca de um trânsito mais humano e seguro”, diz o presidente da Fenasdetran, Mário Conceição.
A entidade, saúda a chegada de mais uma consultora de renome internacional,
é a Dra. Adriana Modesto de Sousa - Doutora em Transportes - UnB; Mestra em Ciências da Saúde - UnB; Especialista em Direito Sanitário - FIOCRUZ; Especialista em Gestão de Saúde - UnB; Especialista em Docência Superior, Bacharela em Saúde Coletiva - UnB; e Licenciada em Letras Português - UnB. Sistemas e Circulação de Transportes, Segurança Viária, Mobilidade Urbana Sustentável, Acessibilidade e Inclusão Social, Educação Aplicada ao Trânsito, Políticas Públicas, Doenças Raras, Saúde do Trabalhador, Sociologia do Trabalho, Epidemiologia, Promoção da Saúde constituem áreas/temas de produção acadêmica e/ou ativismo. É coorganizadora e coautora dos livros Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Pessoa Surda e Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Equidade e Inclusão Social.
A doutora Adriana também participou do processo de revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito PNATRANS representando a Rede Urbanidade/MPDFT. Integrou a Câmara Temática de Transporte Rodoviário do Conselho Nacional de Trânsito CONTRAN representando o ONSV (biênio 2019-2021).
A Federação, com sede em Salvador, é uma entidade voltada para questões específicas de trânsito. Aborda também os grandes programas sociais do País e, em particular, os relacionados ao trânsito Nacional, Estadual, Municipal e Distrital.
“Adotamos como lema a missão e expressão “TRÂNSITO E VIDA” e desde 2001 somos promotores e coordenadores dos mais importantes eventos relacionados ao Trânsito Brasileiro, os nossos Congressos, que se realizam a cada dois anos”, frisa o presidente.
A entidade promove curso de Pós-graduação em Gestão do Trânsito – Latu Senso, edita uma revista técnica bimestral especializada em Trânsito e distribuída nacionalmente, DVD e publicação de livros direcionados para motoristas e motociclistas, cursos diversos. Tem ainda três importantes portais na internet: www.palestratransito.com.br, www.transitoevida.com.br, www.fenasdetran.com e loja.fenasdetran.com, conquistando espaços junto a órgãos consultivos e deliberativos que integram o Sistema Nacional de Trânsito, se fazendo representar por técnicos nas Câmaras Temáticas no CONTRAN do Ministério da Infraestrutura.
O órgão atua ainda em todas as áreas relacionadas ao trânsito e aos transportes.
“Organizados e estruturados, contamos com um quadro de parceiros em todo o Brasil – pessoas físicas e Jurídicas, integrando e compondo equipes com os mais renomados profissionais no campo jurídico, técnico, operacional, pedagógico e administrativo, com trabalhos e participação reconhecida na área de Trânsito”, salienta o dirigente.
A nova consultora representará a instituição no Distrito Federal, contribuirá para um trânsito mais humano e seguro, além de divulgar e acompanhar cursos, elaborar projetos, participar de debates, entrevistas, palestras e ajudar nas temáticas de congressos e seminários promovidos pela Federação como todo quadro técnico.
Também representará a presidência da Federação em eventos ligados ao trânsito para disseminar a educação permanente pela vida. Mário Conceição e a Diretoria Executiva saúdam Dra Adriana Modesto, ressaltando o lema da entidade, “Salvar Vidas”.