Artigo: Dr. Eduardo Dantas Guerra – Médico Especialista em Medicina do Tráfego.
Entre os dias 18 e 25 de Setembro de 2024 se celebra a Semana Nacional do Trânsito, tendo como tema "A Paz no Trânsito Começa Por Você ", que exprime claramente que é um dever e obrigação de todos da sociedade, do governo que unidos devem mitigar os agravos à saúde provocados pelos sinistros de trânsito que afetam pedestres, crianças, jovens, idosos e deficientes físicos, agravos estes, que podem levar a morte ou mesmo invalidez temporária ou permanente. Na atualidade os sinistros de trânsito de motocicletas seguidos de carros lideram as tristes estatísticas, sobretudo nos estados do Nordeste Norte e Centro Oeste nos quais as vítimas são condutores entre 20e 40 anos na sua maioria representado a faixa mais produtiva da vida, causando um prejuízo humano e financeiro pra sociedade e para a União. Diante deste panorama sombrio e grave, tudo que se fizer para diminuir cada vez este quadro como o uso de cinto de segurança capacete, não beber ao volante, não usar celular, uso de cadeirinhas pra crianças, perícias médicas e psicológicas bem feitas, um código de trânsito cada vez mais aperfeiçoado, melhorias das vias e desenvolvimento de campanhas educativas de forma massiva começando pela educação infantil e por fim punição severa para os infratores são de fundamental importância. Esse conjunto de ações importantes e indispensáveis visam mudar está triste e dramática realidade do trânsito no Brasil.
No estado da Bahia o governo através do DETRAN está realizando até o dia 24 várias ações pra um trânsito mais seguro engajado na Semana Nacional de Trânsito.
Discorrendo sobre o trânsito em nosso capital Salvadora através dos tempos, nos meados de 1945 a frota da cidade era ínfima, podendo contar nos dedos o número de veículos existentes. Nesses tempos, as placas dos automóveis e seus respectivos donos eram conhecidos, a saber. Placa 1 e 2 Sr Navarro Lucas. Placa 4 Sr Cintra Monteiro. Placa 8 Dr Alcilidio Barreto. Placa 10 Dr Eduardo Araújo, só pra citar alguns. Diferente de hoje após 79 anos, podemos dizer que a frota de Salvador e pouco mais de Um milhão de veículos tornando o trânsito de nossa capital e do nosso vasto interior mais complexo e desafiador.
Por Eduardo Dantas Guerra - Médico Perito DETRAN/BA.