1,6 mil multas foram aplicadas no primeiro semestre em Votuporanga por uso de celular ao volante

1,6 mil multas foram aplicadas no primeiro semestre em Votuporanga por uso de celular ao volante

A Folha Regional ouviu o secretário Jair de Oliveira, da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança

As multas relacionadas ao uso do celular na direção estão entre as mais comuns em Votuporanga. Segundo dados da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, de janeiro a julho deste ano foram aplicadas 1.687 autuações relacionadas a esta infração.

A irregularidade se divide em dois tipos: dirigir falando ao celular, cuja penalidade são 4 pontos equivalentes a R$ 130,16 de multa; e dirigir manuseando o celular, com 7 pontos e R$ 293,47. “Portanto, a principal orientação é estacionar o carro para usar o celular. Além de não ser multado, essa atitude preserva a vida do motorista e a de todos que estão ao redor”, alertou o secretário Jair de Oliveira.

A Prefeitura de Votuporanga já desenvolveu, neste ano, diversas campanhas de trânsito para a sensibilização dos condutores de veículos, pedestres, mototaxistas, taxistas, motoristas de van, ônibus e micro-ônibus, ciclistas e demais meios de transportes.

Durante o movimento “Maio Amarelo”, a Prefeitura deu início à campanha “4P – Pare Para o Pedestre Passar”, com foco no respeito aos pedestres. Com as parcerias do Tiro de Guerra e Centro Social, as ações com a utilização da “mãozinha do trânsito” e a distribuição de materiais de orientação como panfletos e botons foram realizadas nas principais ruas da cidade (Amazonas, Pernambuco, São Paulo, no AME – Ambulatório Médico de Especialidades). 

Agentes de trânsito também realizaram palestras nas escolas municipais para orientar as crianças da rede. Mais de 15 mil itens sobre a campanha foram espalhados pela cidade, entre placas de orientação, panfletos e textos educativos para crianças de toda a rede municipal. Os alunos das escolas estaduais também foram orientados; 2.000 panfletos foram entregues durante as atividades em salas de aula, apresentando noções de trânsito aos alunos. Palestras em escolas em instituições, além de intervenções com a distribuição de panfletos e adesivos foram realizados neste período.

Férias no Trânsito, também foi outra campanha desenvolvida pela Prefeitura, que realizou ações educativas para alertar a população sobre a importância das condutas adequadas no tráfego. A Campanha seguiu durante o mês de julho com parceria do Tiro de Guerra 02-088.

Agentes de trânsito e da zona azul e atiradores do TG também fazem intervenções pontuais em locais movimentados da cidade para chamar a atenção de motoristas e pedestres quanto aos cuidados que devem ser adotados para o trânsito seguro. 

“Estamos com diversas frentes de trabalho envolvendo todos neste tema: grande investimento em sinalização, em educação e também em fiscalização. Aumentamos a presença dos agentes de trânsito, policiais militares e dos equipamentos eletrônicos. Nosso objetivo não é multar, mas sim coibir a imprudência e evitar acidentes que tantos prejuízos trazem. Estamos unindo forças e contando muito com a colaboração dos motoristas e o respeito aos pedestres”, destaca o secretário de Trânsito.

http://www.folhar.com.br