Mário Conceição Presidente FENASDETRAN - FENASDETRAN - Federação Nacional das Associações de DETRAN

Mário Conceição

mario@fenasdetran.com.br

Movimento organizado por entidades que têm um histórico de envolvimento nas discussões pela segurança no trânsito brasileiro e uma vasta gama de conhecimento na área de segurança no trânsito em todo o país e que propõe a criação e a implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária no Brasil, o Chega de Acidentes foi instituído em 18 de setembro de 2009 e organizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI BRASIL), Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) e Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Desde a sua criação que O Chega de Acidentes vem conquistando o apoio de várias organizações no País, tal como as associações, empresas privadas, entidades de classe, fundações e veículos de imprensa. Organizações essas que têm sido fundamentais para divulgar as informações para a sociedade sobre os assuntos que envolvem os altos índices de acidentes no País.

Como atualmente se eleva cada vez mais os acidentes de trânsito no País, tornando-se a maior causa de mortes por lesões externas, a campanha que já se antecipava antes mesmo da proclamação da Organização das Nações Unidas (ONU) da Década de Ações para a Segurança do Trânsito (2011-2020), tem como meta chamar a atenção da sociedade e das autoridades para os elevados números de acidentes e mortes no trânsito e o impacto econômico provocado por esta causa.

O Chega de Acidentes é constituído do site www.chegadeacidentes.com.br com um relógio virtual contendo um espaço para divergências de ideias no qual mostra a evolução da quantidade de vítimas fatais e não fatais do trânsito no País e o impacto econômico dos acidentes e de suas vítimas. O Valor da estimativa do que é gasto em virtude da ocorrência de acidentes é transformada no equivalente ao Valor em determinado número de casas populares, cestas básicas, construção de hospitais de reabilitação e quilômetro de linha do metrô.

Através do endereço eletrônico há um abaixo-assinado também eletrônico nos quais os interessados podem participar, divulgar e empenhar-se em prol desse movimento. Como o trânsito necessita ser uma prioridade para o novo Governo, o movimento Chega de Acidentes, juntamente com seus organizadores e várias entidades e empresas, associações, organizações não governamentais e iniciativa privada, dentre as quais a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, constituído por parlamentares do Congresso Nacional, quer colaborar com seu Plano de Governo apontando necessidades urgentes de nossa sociedade que precisam da máxima atenção do futuro presidente. Por isso, estamos enviando uma Carta Aberta aos postulantes ao cargo de presidente para que estudem e priorizem essas medidas, pois o meio para se reduzir a ocorrência de acidentes depende de uma ação coordenada que leve em conta essa complexidade, e só a participação atuante e o apoio de órgãos públicos e a sociedade em geral é que poderá solucionar essa questão.