Guardas Municipais já emitiram 1,8 mil multas de trânsito em Curitiba - FENASDETRAN - Federação Nacional das Associações de DETRAN

Guardas Municipais já emitiram 1,8 mil multas de trânsito em Curitiba

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Desde o dia 23 de fevereiro, 205 guardas municipais foram autorizados a aplicar multas como estacionamento irregular em parques, bosques e áreas próximas a eventos. Todos eles passaram por uma capacitação no final de 2017 e foram cadastrados como agentes de trânsito no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Em um mês de trabalho, a Guarda Municipal aplicou 1,8 mil multas de trânsito.

De acordo com Guilherme Rangel, secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, os guardas municipais registram as infrações nos locais em que geralmente já estão presentes fazendo um trabalho de patrulhamento preventivo e ostensivo.

Tocador de áudio

00:00

00:00

Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

Segundo Rangel, as infrações mais comuns detectadas foram falta do uso de cinto de segurança, estacionamento irregular e uso do celular. A que mais doeu no bolso dos motoristas foi justamente o uso do celular no volante, pois é considerada gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

O secretário lembra ainda que as infrações continuam sendo feitas também pelos agentes da Setran e pela Polícia Militar.

Tocador de áudio

00:00

00:00

Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

A Secretaria de Defesa Social e Trânsito também ressalta que veículos estacionados irregularmente pelas ruas da cidade poderão ser guinchados pelas equipes. O trabalho é feito pelos agentes da Secretaria de Trânsito e pelos próprios guardas municipais.

Desta forma, podem ser removidos carros, caminhões, ônibus e motos parados, por exemplo, em horários proibidos ou em espaços reservados para outros tipos de veículo, como pontos de táxi ou vagas exclusivas para idosos.

https://cbncuritiba.com - Repórter William Bittar