Ganhar tempo... para quê? - FENASDETRAN - Federação Nacional das Associações de DETRAN

Ganhar tempo... para quê?

Por:Ildo Mário Szinvelski, diretor-geral do Detran/RS

O DetranRS vem construindo ao longo dos últimos três anos uma série de serviços on line e trabalhando intensamente na virtualização de seus processos. Uma das consequências mais tangíveis dessa modernização, que é também prioridade do governo do Estado como um todo, é o ganho de tempo – principalmente para o usuário, razão da nossa existência.

Fala-se que virtualizar processos e atendimentos é modernização, porque vivemos uma época que valoriza grandemente a rapidez e o ganho de tempo. Tanto, que chegamos ao momento de nos questionarmos sobre o que fazer com o tempo assim conquistado. Para quê, afinal, queremos ganhar tempo?

A explicação é simples: porque não é típico do ser humano realizar tarefas repetitivas e burocráticas que não trazem sensação de realização. Para isso, existem as máquinas e os sistemas informatizados; por isso, o DetranRS está trabalhando na virtualização. Para que aquilo que é das máquinas fique para elas, e aquilo que é do homem seja recuperado para ele.

Máquinas não têm sensação de bem-estar ao contemplar o mar ou o pôr do sol. Não têm prazer em sair com os amigos para se divertir. Nem em namorar. Nem em aprender coisas novas. Nem em criar ou achar soluções. Nem em trabalhar em algo que será benéfico para as pessoas. Máquinas não aproveitam o final do ano para ligar para aquele parente distante. Para consolar o colega em dificuldades. Para fazer um jantar para a família. Você pode continuar a lista, acrescentando aquilo que somente os humanos fazem. É fácil: é aquilo que você sente paz e prazer em realizar.

Mas para tudo isso, é preciso encontrar tempo. Esse é o tempo do bem, o tempo conquistado, com a ajuda da tecnologia. Não vamos desperdiçá-lo. Como muito acertadamente disse o Papa Francisco, em sua mensagem de Natal, nos faria muito bem pararmos a correria atrás de compras e festejos e nos darmos um tempo para, em silêncio, ouvirmos a voz do Amor.

Um ótimo final de ano a todos, e que façamos de 2018 um tempo muito bem utilizado para todos os seres humanos!