Agentes de Trânsito vão poder multar em locais privados - FENASDETRAN - Federação Nacional das Associações de DETRAN

Agentes de Trânsito vão poder multar em locais privados

Agentes de Trânsito de Jundiaí vão poder multar quem estaciona em vagas de deficientes e de idosos em locais privados, como shoppings, supermercados e outros centros de compras. O gestor em Transportes e Mobilidades, Silvestre Ribeiro, disse em entrevista para a Rádio Cidade AM (730 Khz) que a Prefeitura vai cumprir uma norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é válida para todo o País, não exclusivamente do município.

Em São Paulo as multas começam a ser aplicadas a partir do dia 1º de setembro. A data para início das multas em Jundiaí ainda não foi definida. Em primeiro lugar os estabelecimentos comerciais devem se adequar à resolução 303/08 que estabelece como devem ser as sinalizações horizontal e vertical nas vagas para idosos, enquanto a resolução 304/08 trata das vagas para pessoas com deficiência.

Na foto enviada por leitor do “Jornal da Região”, em frente da loja de materiais para construção Joli, na avenida Frederico Ozanan, na Ponte São João, há dois erros: o primeiro a ausência de placa vertical conforme a resolução 303 e o motorista que ocupou duas vagas preferenciais.

Para que as multas comecem a ser aplicadas a Prefeitura de Jundiaí pretende entrar em contato com os shoppings e supermercados, para que instalem as “comunicações visuais” necessárias, dentro das normas do Contran.

O motorista que for flagrado com o carro sobre as vagas de deficientes e idosos será multado em R$ 293,00, receberá 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o veículo será guinchado, para um dos pátios autorizados pela Polícia Civil. Só será liberado após pagamentos dos serviços de remoção, que podem pesar até R$ 500,00 além da diária de permanência, se for em final de semana, quando os postos do Detran estão fechados.

Em Jundiaí as denúncias de veículos estacionados irregularmente podem ser feitas pelo telefone (11) 4521-2594. Os agentes de Trânsito trabalham 24 horas por dia e na cidade também existe convênio com a Polícia Militar, que também pode aplicar multas de trânsito. O telefone da PM é o 190.

http://www.jr.jor.br